A alfafolitropina é um medicamento que pertence à classe dos hormônios estimulantes do folículo, também conhecidos como gonadotrofinas. É um hormônio sintético que atua estimulando a produção de óvulos nos ovários em mulheres ou a produção de espermatozoides nos testículos em homens.
Este medicamento é utilizado no tratamento de infertilidade em casais que estão tentando engravidar. Em mulheres, a alfafolitropina estimula o crescimento dos folículos ovarianos, que contêm os óvulos, enquanto em homens estimula a produção de espermatozoides.
A administração da alfafolitropina é feita através de injeções subcutâneas, geralmente em um hospital ou clínica de fertilização. O tratamento é acompanhado de perto por médicos especialistas, que monitoram o crescimento dos folículos ou a produção de espermatozoides através de exames de ultrassom e análises de sangue.
É importante ressaltar que a alfafolitropina deve ser prescrita e utilizada sob supervisão médica, pois seu uso inadequado ou sem acompanhamento pode levar a complicações e efeitos colaterais indesejáveis.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.