Cetuximabe Informações Gerais 🔹 Classe Terapêutica: Anticorpo monoclonal 🔹 Indicações Principais:
Câncer colorretal metastático (KRAS wild-type) Câncer de cabeça e pescoço (escamoso) Apresentações Concentração Volume Via de Administração 5 mg/mL 50 mL Intravenosa (IV)
Dosagem Dose Inicial: 400 mg/m² (infusão em 120 minutos) Manutenção: 250 mg/m² semanal (infusão em 60 minutos) Efeitos Adversos ⚠️ Comuns (>10%):
Rash cutâneo Fadiga Diarreia Hipomagnesemia ⚠️ Graves (<1%):
Reações de infusão (anafilaxia) Cardiotoxicidade Fibrose pulmonar Interações Medicamentosas 💊 Evitar:
Medicamentos cardiotóxicos (ex.: antraciclinas) Imunossupressores (aumento do risco infeccioso) Monitoramento Necessário Eletrólitos (Mg²⁺, K⁺) Função cardíaca (ECG, se necessário) Reações cutâneas Armazenamento Refrigerar (2°C a 8°C) Proteger da luz Mecanismo de Ação 🛑 Inibe o EGFR (Receptor do Fator de Crescimento Epidérmico) , bloqueando a proliferação celular tumoral.
Cuidados Especiais Pré-medicação: Antihistamínicos (evitar reações à infusão) Contraindicações: Hipersensibilidade ao cetuximabe 📌 Referências: ANVISA, FDA, ESMO Guidelines
O cetuximabe é um medicamento que pertence à classe dos inibidores do fator de crescimento epidérmico receptor (EGFR). É utilizado no tratamento de alguns tipos de câncer, como câncer colorretal metastático e câncer de cabeça e pescoço avançado. O cetuximabe age bloqueando a atividade do EGFR, uma proteína presente na superfície das células cancerígenas. Isso impede que o receptor receba sinais de crescimento, levando à inibição do crescimento e proliferação das células tumorais. Além disso, o cetuximabe também pode ajudar a ativar o sistema imunológico do paciente para combater as células cancerígenas. Na maioria das vezes, o cetuximabe é administrado através de infusões intravenosas em um ambiente hospitalar ou clínica especializada. O tratamento é geralmente combinado com outros medicamentos ou terapias para melhorar os resultados. É importante observar que o cetuximabe pode causar alguns efeitos colaterais, como erupções cutâneas, acne, náuseas, vômitos, diarreia, infecções do trato respiratório superior e fadiga. Por isso, é fundamental realizar o tratamento sob supervisão médica e relatar qualquer sintoma indesejado ao profissional de saúde responsável. É importante seguir adequadamente as orientações médicas quanto à dosagem e duração do tratamento com cetuximabe, para obter os melhores resultados e minimizar os riscos associados ao seu uso. Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.