A clemastina é um medicamento antialérgico que pertence à classe dos anti-histamínicos. Ela é utilizada para aliviar os sintomas de alergias, como coceira, espirros, coriza e olhos lacrimejantes.
A clemastina age bloqueando a ação da histamina, uma substância química produzida pelo organismo durante uma reação alérgica. Além disso, ela possui propriedades anticolinérgicas, que ajudam a reduzir a produção de muco e aliviar a congestão nasal.
Este medicamento pode ser encontrado na forma de comprimidos de fácil administração oral. No entanto, é importante seguir as orientações médicas e respeitar a dose recomendada, pois o uso excessivo pode causar efeitos colaterais, como sonolência, tontura, boca seca e visão turva.
A clemastina não deve ser utilizada por pessoas com glaucoma, dificuldade urinária, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou por aquelas que já tiveram alguma reação alérgica a esse medicamento anteriormente.
Como qualquer medicamento, é fundamental consultar um médico antes de iniciar o uso da clemastina, especialmente se houver outras condições de saúde ou se estiver fazendo uso de outros medicamentos.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.