O cloridrato de epinastina é um medicamento utilizado para tratar os sintomas de alergias sazonais e perenes, como rinite alérgica. É um antihistamínico de segunda geração que atua bloqueando a ação da histamina, uma substância liberada pelo organismo em resposta a alérgenos.
Ao bloquear os receptores de histamina, o cloridrato de epinastina reduz os sintomas alérgicos, como coriza, coceira nasal, espirros e olhos lacrimejantes. Além disso, também pode aliviar a coceira na pele causada por urticária.
Esse medicamento é geralmente administrado por via oral, na forma de comprimidos ou xarope. A dose e a duração do tratamento variam de acordo com a idade e a gravidade dos sintomas. É importante seguir as orientações do médico ou da bula do medicamento.
É importante ressaltar que o cloridrato de epinastina pode causar efeitos colaterais, como sonolência, tontura e boca seca. Por isso, é recomendado evitar a condução de veículos ou o uso de máquinas pesadas enquanto estiver em tratamento. É fundamental consultar um médico antes de iniciar o uso desse medicamento, especialmente se houver outras condições de saúde ou se estiver tomando outros medicamentos.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.