Dextrometorfano é uma substância química utilizada como um antitussígeno, ou seja, um medicamento para tratar a tosse. Ele atua no sistema nervoso central, agindo diretamente no centro da tosse no cérebro, o que ajuda a reduzir a sensação de irritação na garganta que desencadeia a tosse.
O dextrometorfano é frequentemente encontrado em xaropes e comprimidos para aliviar a tosse seca e irritativa causada por condições como resfriados, gripes, bronquite e alergias. Ele atua bloqueando os receptores de tosse no cérebro, reduzindo assim a frequência e a intensidade da tosse.
É importante seguir as instruções de uso e dosagem corretas, evitando o uso excessivo ou prolongado do dextrometorfano, pois pode causar efeitos colaterais como sonolência, tontura, náuseas e constipação.
Como acontece com qualquer medicamento, é recomendado consultar um profissional de saúde antes de usar o dextrometorfano, especialmente se houver outras condições de saúde ou se estiver tomando outros medicamentos.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.