O exemestano é um medicamento que pertence à classe dos inibidores da aromatase. É utilizado no tratamento de certos tipos de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa, que são receptores de hormônios positivos.
O medicamento atua bloqueando a ação da enzima aromatase, responsável pela conversão dos hormônios sexuais femininos, os estrogênios, em uma substância chamada estrona. Isso reduz a quantidade de estrogênio disponível no organismo, o que é benéfico no tratamento desses tipos de câncer de mama.
O exemestano geralmente é administrado na forma de comprimidos para ingestão oral e a dosagem e duração do tratamento variam de acordo com a gravidade e estágio do câncer, bem como a resposta individual da paciente ao medicamento.
Como qualquer medicamento, o exemestano pode causar alguns efeitos colaterais, como ondas de calor, suores noturnos, fraqueza, dores nas articulações, aumento da pressão arterial, alterações de humor e alterações na densidade óssea. Por isso, é importante fazer acompanhamento médico durante o tratamento com esse medicamento.
Lembrando que estas informações são fornecidas apenas para fins informativos e não substituem a consulta médica. É fundamental consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.