Fotossensibilizante é um termo utilizado para descrever uma substância ou medicamento que aumenta a sensibilidade da pele à luz solar. Isso significa que, quando uma pessoa que consome ou utiliza um fotossensibilizante é exposta à luz solar, pode ocorrer uma reação na pele, como queimaduras solares, vermelhidão, coceira ou erupções cutâneas.
Vários medicamentos podem possuir propriedades fotossensibilizantes, como alguns antibióticos, anti-inflamatórios, diuréticos, antidepressivos e medicamentos para tratar doenças cardiovasculares ou o câncer. É importante ressaltar que nem todas as pessoas que consomem ou utilizam esses medicamentos apresentam reações fotossensíveis, sendo que a sensibilidade à luz solar varia de pessoa para pessoa.
Para minimizar os riscos de reações fotossensíveis, é recomendado evitar a exposição prolongada ao sol enquanto estiver fazendo uso de medicamentos fotossensibilizantes. Além disso, é aconselhável utilizar protetor solar com FPS adequado, roupas que protejam a pele e evitar camas de bronzeamento artificial.
É fundamental seguir as instruções médicas e informar ao profissional de saúde sobre quaisquer reações adversas que possam surgir durante o uso de medicamentos fotossensibilizantes.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.