O geraniol é um composto orgânico natural presente em diversas plantas, como as rosas, gerânios, citronelas e capim-limão. É um componente comumente utilizado na indústria de fragrâncias e aromas, devido ao seu agradável odor floral.
Além do seu uso na indústria de fragrâncias, o geraniol também possui propriedades medicinais. Estudos científicos têm mostrado que esse composto apresenta atividade antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, estudos preliminares também indicam que o geraniol pode ter propriedades anticancerígenas, podendo inibir o crescimento de células cancerígenas em diferentes tipos de câncer.
No entanto, é importante ressaltar que o geraniol não é um medicamento em si, mas sim um composto utilizado como princípio ativo em diversos produtos, como aromatizantes, loções, cremes e até mesmo repelentes de insetos. Seu uso deve ser feito de acordo com as instruções indicadas pelo fabricante e, em caso de dúvidas ou necessidade de tratamentos específicos, é recomendado buscar orientação de um profissional de saúde.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.