A hemoglobina glicada é um exame laboratorial utilizado para medir os níveis médios de glicose no sangue ao longo do tempo. É um indicador importante para o diagnóstico e monitoramento de diabetes mellitus.
Quando a glicose sanguínea se eleva, a glicose se liga à hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos do sangue. Essa ligação forma a hemoglobina glicada, que permanece na corrente sanguínea pelo tempo de vida médio dos glóbulos vermelhos, que é de aproximadamente três meses.
O resultado do exame de hemoglobina glicada é dado em porcentagem (%). Quanto maior o valor, maior é a média de glicose no sangue ao longo do tempo. Para pacientes diabéticos, o valor ideal geralmente é menor que 7%.
Esse exame é fundamental para o acompanhamento do controle glicêmico ao longo do tempo, avaliando a eficácia do tratamento e ajudando na tomada de decisão quanto ao ajuste das doses de medicamentos antidiabéticos e insulina.
É importante lembrar que apenas um médico pode solicitar esse exame e interpretar seus resultados de acordo com o histórico e necessidades individuais de cada paciente.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.