A lidocaína é um medicamento geralmente usado como anestésico local, que age bloqueando os sinais de dor nos nervos. É utilizada para aliviar dores leves a moderadas em procedimentos médicos, como cirurgias dentárias, suturas de pele, inserção de cateteres intravenosos, entre outros.
A lidocaína está disponível em várias formas, incluindo cremes, géis e sprays tópicos, assim como em soluções injetáveis. É importante seguir as instruções do médico ou farmacêutico para garantir o uso seguro e eficaz do medicamento.
Como todo medicamento, a lidocaína pode causar alguns efeitos colaterais, como irritação ou vermelhidão no local de aplicação, coceira, tontura ou náuseas. Caso ocorram reações adversas mais graves, como dificuldade para respirar, batimentos cardíacos irregulares ou convulsões, é necessário buscar atendimento médico imediato.
É importante mencionar que informações adicionais sobre a lidocaína, incluindo posologia, contraindicações e interações medicamentosas, devem ser obtidas com um profissional de saúde de confiança.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.