A metadona é um medicamento utilizado no tratamento da dependência de opioides, como a heroína. Pertence à classe dos agonistas opióides, que atuam nos mesmos receptores do cérebro que os opioides, reduzindo os sintomas de abstinência e diminuindo o desejo de usar substâncias opiáceas.
A metadona é administrada por via oral, na forma de comprimidos ou solução líquida. Por ter uma ação de longa duração, é geralmente tomada uma vez ao dia. É necessário acompanhamento médico rigoroso durante o tratamento com metadona, pois o medicamento pode causar efeitos colaterais, interagir com outras substâncias e requer ajustes de dose individuais.
Além do tratamento da dependência de opioides, a metadona também pode ser utilizada no tratamento da dor crônica moderada a intensa em casos em que outras opções de analgésicos se mostram ineficazes.
É importante ressaltar que o uso da metadona deve ser feito sob estrita orientação médica, em um programa adequado de redução de danos e com acompanhamento psicossocial para garantir melhor eficácia e segurança no tratamento da dependência de opioides.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.