O metipranolol é um medicamento utilizado principalmente para tratar glaucoma, uma condição na qual a pressão intraocular aumenta, colocando em risco a saúde dos olhos. Ele pertence a uma classe de medicamentos chamados de beta-bloqueadores não seletivos, que agem ao reduzir a produção de fluido no olho, diminuindo assim a pressão.
O metipranolol é administrado na forma de colírio, que deve ser aplicado diretamente nos olhos, geralmente uma ou duas vezes ao dia, de acordo com a prescrição médica. É importante seguir as instruções do médico e não exceder a dose recomendada.
Como qualquer medicamento, o metipranolol pode causar efeitos colaterais. Alguns dos efeitos colaterais comuns incluem visão turva, sensação de ardor ou coceira nos olhos, aumento da sensibilidade à luz, vermelhidão e irritação nos olhos. Caso ocorra algum efeito colateral persistente ou grave, é recomendado entrar em contato com um profissional de saúde.
É fundamental que o metipranolol seja utilizado apenas com prescrição médica e acompanhamento adequado. O médico irá avaliar a sua situação clínica, realizar os exames necessários e determinar se o metipranolol é o tratamento mais adequado para você.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.