A rilmenidina é um medicamento que pertence à classe dos anti-hipertensivos, sendo utilizada no tratamento da pressão arterial elevada (hipertensão). Ela atua estimulando os receptores alfa-2 adrenérgicos, que estão presentes no sistema nervoso central, levando a um relaxamento dos vasos sanguíneos e consequentemente à diminuição da pressão arterial.
Além disso, a rilmenidina também pode ser prescrita para ajudar no controle dos sintomas da síndrome das pernas inquietas, uma condição em que a pessoa sente uma necessidade irresistível de mover as pernas, geralmente acompanhada de desconforto. Nesse caso, a medicação age diminuindo a atividade dos neurônios responsáveis pela sensação de desconforto nas pernas, aliviando assim os sintomas.
É importante ressaltar que o uso da rilmenidina deve ser feito somente com prescrição médica, pois ela pode causar efeitos colaterais como sonolência, tontura, boca seca e até mesmo depressão em alguns casos. Além disso, a medicação também pode interagir com outros remédios, por isso é necessário informar ao médico todos os medicamentos que está utilizando antes de iniciar o tratamento.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.