A betaepoetina é um medicamento utilizado no tratamento da anemia. Ela pertence ao grupo das eritropoietinas, que são hormônios produzidos naturalmente pelo corpo e responsáveis pela estimulação da produção de células vermelhas do sangue na medula óssea.
A betaepoetina sintética é produzida em laboratório e pode ser administrada por via intravenosa ou subcutânea. Ela atua estimulando a produção de glóbulos vermelhos, o que ajuda no tratamento de pacientes com anemia causada por condições como insuficiência renal crônica, doenças malignas, uso de quimioterapia, entre outras.
O medicamento deve ser utilizado sob prescrição médica e geralmente é administrado em ciclos, com a frequência e dosagem determinadas pelo profissional de saúde de acordo com o quadro clínico de cada paciente.
Assim como outros medicamentos, a betaepoetina pode apresentar efeitos colaterais, como aumento da pressão arterial, dores de cabeça, náuseas e vômitos. Por isso, é importante seguir as recomendações médicas e informar qualquer reação adversa que possa surgir durante o tratamento.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.