O cloridrato de palonosetrona é um medicamento que pertence à classe dos antagonistas do receptor de serotonina (5-HT3). É amplamente utilizado no tratamento e prevenção de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia.
Esse medicamento atua de forma seletiva no sistema nervoso central, bloqueando os receptores de serotonina presentes no trato gastrointestinal e no cérebro, diminuindo assim a sensibilidade a estímulos que causam náuseas e vômitos.
Geralmente, a palonosetrona é administrada por via intravenosa antes das sessões de quimioterapia, proporcionando uma prevenção eficaz dos sintomas. Além disso, possui uma longa meia-vida no organismo, o que contribui para a sua eficácia prolongada.
É importante ressaltar que o uso desse medicamento deve ser feito sob prescrição médica, pois o cloridrato de palonosetrona pode apresentar alguns efeitos colaterais, como dor de cabeça, prisão de ventre, fadiga e reações alérgicas. Além disso, pode haver interações medicamentosas com outros fármacos, portanto, é fundamental informar ao médico sobre outros medicamentos em uso antes de iniciar o tratamento com a palonosetrona.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.