O cloridrato de valganciclovir é um medicamento antiviral que pertence à classe dos antagonistas nucleosídeos. Ele é utilizado no tratamento de infecções por citomegalovírus (CMV), que podem ocorrer em pacientes imunocomprometidos, como em transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea, ou em indivíduos com o vírus da imunodeficiência humana (HIV).
O valganciclovir age inibindo a replicação do CMV, que é um vírus que pode causar danos significativos ao sistema imunológico. Ele é uma forma oral do antiviral ganciclovir e é convertido em ganciclovir no organismo.
O medicamento deve ser utilizado apenas sob prescrição médica, pois possui efeitos colaterais e pode interagir com outros medicamentos. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns incluem náuseas, vômitos, diarreia, diminuição da quantidade de células sanguíneas e aumento dos níveis de enzimas hepáticas.
É importante seguir corretamente a posologia e a duração do tratamento indicadas pelo médico, além de informar sobre qualquer outro medicamento que esteja utilizando. O cloridrato de valganciclovir é encontrado em forma de comprimidos revestidos e deve ser armazenado adequadamente, seguindo as instruções da embalagem.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.