A fotemustina é um medicamento pertencente à classe dos agentes alquilantes, que é usado no tratamento de certos tipos de câncer, como o melanoma maligno (um tipo agressivo de câncer de pele) e o glioblastoma multiforme (um tipo de câncer cerebral).
Este medicamento age impedindo a replicação do DNA nas células cancerígenas, o que leva à sua destruição. Ele é administrado por via intravenosa e normalmente é utilizado em combinação com outros tratamentos, como a cirurgia ou a radioterapia.
É importante ressaltar que a fotemustina é um medicamento de uso restrito e que seu uso deve ser realizado sob prescrição médica especializada, devido aos seus potenciais efeitos colaterais e interações com outros medicamentos. O médico responsável deve avaliar cuidadosamente o benefício esperado versus os riscos associados antes de iniciar o tratamento com a fotemustina.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.