O iodixanol é um princípio ativo também conhecido como médio de contraste iodado. É um agente utilizado em procedimentos médicos de imagem, como angiografias, tomografias computadorizadas e radiografias, para melhorar a visualização de vasos sanguíneos, órgãos e tecidos.
Este medicamento pertence à classe dos meios de contraste iodados não iônicos, o que significa que tem uma menor probabilidade de causar reações adversas em comparação com os meios de contraste iodados iônicos mais antigos. O iodixanol é injetado no organismo através de uma veia para permitir que as imagens sejam capturadas com maior nitidez e precisão.
O iodixanol é geralmente administrado por profissionais de saúde em ambientes hospitalares ou clínicas especializadas, pois requer conhecimentos específicos para a sua correta utilização e monitoramento dos pacientes durante o procedimento. É importante seguir as instruções do médico sobre a preparação antes do exame, possíveis cuidados pós-procedimento e reações adversas que podem ocorrer.
Antes de receber iodixanol, informe ao médico sobre quaisquer condições médicas pré-existentes, como alergias, problemas renais ou hepáticos, e se está grávida ou amamentando. O médico deve avaliar os riscos e benefícios do uso do medicamento para cada paciente individualmente.
Como qualquer medicamento, o iodixanol pode causar efeitos colaterais, que podem variar de leves a graves, como reações alérgicas, alterações na função renal, náuseas, vômitos e tonturas. É fundamental relatar qualquer sintoma incomum ao médico imediatamente.
É importante ressaltar que o iodixanol não deve ser utilizado sem indicação médica e fora do contexto de exames de imagem. Sempre consulte um profissional de saúde para obter informações completas e precisas sobre o medicamento e o procedimento em questão.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.