A pirimetamina é um medicamento pertencente à classe dos antiparasitários. Ele é utilizado no tratamento de infecções causadas por parasitas, especialmente malária. A pirimetamina age inibindo a enzima diidrofolato redutase, responsável por converter o ácido diidrofólico em tetrahidrofólico, uma etapa importante no metabolismo dos parasitas.
Além do tratamento e prevenção da malária, a pirimetamina também pode ser utilizada em combinação com outro medicamento, como a sulfadoxina, para o tratamento de algumas infecções bacterianas, como a toxoplasmose.
A pirimetamina pode ser encontrada na forma de comprimidos para administração oral. A dosagem e duração do tratamento podem variar, dependendo do tipo de infecção e da prescrição médica.
É importante ressaltar que a pirimetamina deve ser utilizada sob orientação médica, uma vez que é um medicamento que requer cuidados especiais e pode apresentar efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, diarreia e reações alérgicas. Além disso, a pirimetamina pode interagir com outros medicamentos, por isso é necessário informar ao médico sobre todos os medicamentos que estiver tomando.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.