O cloridrato de raloxifeno é um medicamento utilizado no tratamento e prevenção da osteoporose em mulheres na pós-menopausa. Ele pertence a uma classe de medicamentos chamada moduladores seletivos do receptor de estrogênio (SERMs).
O cloridrato de raloxifeno atua no corpo imitando os efeitos do hormônio estrogênio nos ossos, ajudando a prevenir a perda óssea e reduzir o risco de fraturas. Além disso, também tem um efeito positivo no metabolismo ósseo, aumentando a densidade mineral óssea e estimulando a formação de osso novo.
Além do tratamento da osteoporose, o cloridrato de raloxifeno também pode ser prescrito para diminuir o risco de câncer de mama invasivo em mulheres com osteoporose pós-menopáusica ou com alto risco de desenvolver a doença. No entanto, é importante ressaltar que esse medicamento não é eficaz na redução do risco de câncer de mama em mulheres pré-menopáusicas.
Como todo medicamento, o cloridrato de raloxifeno pode apresentar efeitos colaterais, como calores (fogachos), cãibras nas pernas, inchaço nas mãos e pés, dor de cabeça, entre outros. É fundamental seguir as orientações do médico e informar qualquer reação indesejada durante o uso.
É importante destacar que o uso do cloridrato de raloxifeno deve ser feito mediante prescrição médica e acompanhamento adequado. O médico irá avaliar a necessidade do medicamento, em conjunto com os fatores de risco e benefícios para cada paciente.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.