A metilergometrina é um medicamento que contém o princípio ativo do mesmo nome. É um derivado da ergotamina, uma substância que age nos receptores dos vasos sanguíneos, ajudando a constrigi-los e a melhorar o fluxo sanguíneo.
A metilergometrina é usada principalmente para tratar ou prevenir sangramentos pós-parto, especialmente quando ocorrem contrações uterinas insuficientes ou outras complicações relacionadas ao parto. A droga ajuda a estimular as contrações uterinas, fortalecendo a musculatura uterina e, eventualmente, parando o sangramento.
Além disso, também pode ser prescrito para tratar enxaquecas, pois a ergotamina tem ação vasoconstritora e analgésica, ajudando a aliviar a dor e a diminuir a dilatação dos vasos sanguíneos no cérebro.
É importante destacar que a metilergometrina deve ser utilizada apenas sob prescrição médica, pois possui algumas contraindicações e efeitos colaterais potenciais. É necessário informar ao médico sobre quaisquer outros medicamentos que esteja tomando, pois pode ocorrer interação medicamentosa.
Portanto, sempre siga as instruções do seu médico em relação ao uso da metilergometrina e consulte-o antes de iniciar qualquer tratamento com esse medicamento.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.