A trimegestona é um princípio ativo utilizado em medicamentos contraceptivos chamados de pílulas hormonais combinadas. Essas pílulas contêm uma combinação de hormônios sintéticos, sendo a trimegestona responsável por fornecer a progesterona necessária para prevenir a ovulação.
A trimegestona age inibindo a liberação do hormônio folículo estimulante (FSH) pela glândula pituitária, o que impede o desenvolvimento e liberação dos óvulos dos ovários. Além disso, ela também causa alterações no muco cervical, tornando-o mais espesso e hostil aos espermatozoides, dificultando a sua passagem pelo colo do útero.
Esse medicamento é indicado principalmente para mulheres que desejam prevenir a gravidez de forma eficaz e conveniente. É importante ressaltar que o uso deve ser orientado e acompanhado por um médico, pois existem contraindicações e efeitos colaterais associados ao seu uso.
É possível encontrar medicamentos contendo trimegestona em diferentes concentrações e combinações com outros hormônios, como o etinilestradiol. A escolha do medicamento e a dosagem adequada devem ser feitas pelo profissional de saúde, levando em consideração as características e necessidades individuais de cada paciente.
Atenção! Decisões sobre o tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente, não use a auto-medicação, leia a bula.